ARVORISMO CIENTIFICO

TRILHA DO DOSSEL

“A dez metros do solo começa o estrato superior, onde se encontra a maior, talvez a mais importante e, com certeza, a mais fascinante parte da selva. Neste ambiente oculto, dois terços das plantas e animais das matas passam suas vidas, e oitenta por cento do alimento total das florestas são produzidos.” (A vida na copa da floresta. Perry, Donald 1991).


A construção das plataformas de observação e da rede de arborismo oferece o acesso ao dossel e possibilita observar com segurança o mais diversificado eco-sistema vegetal do nosso planeta. Durante a implantação do projeto Ação do Olhar., em 2003, a Eco-Lógica desenvolveu a plataforma Octa III que foi instalada pela Dossel Brasil na RPPN Mitra do Bispo. 

A Plataforma Arbórea é pré-fabricada em madeira, com encaixes precisos. Suas conexões são reforçadas com metal. O sistema desenvolvido para o acoplamento no tronco abraça a árvore com firmeza, sem causar danos.


Plataforma Octa III,  instalada durante o projeto Ação do Olhar na RPPN Mitra do Bispo.
Esta plataforma integrou a exposição Bienal Brasileira de Design 2010

Uma rede de cabos interligando as copas permite transitar flutuando em meio a esse rico ambiente e aumentar substancialmente  o volume de espécies fotografadas, com resultados tanto para a pesquisa quanto para usos em publicações e em design gráfico.


O desenvolvimento dos sistemas de arvorismo para pesquisa se desdobrou em outros modelos de design adequados a esse objetivo. As pontes pênsil permitem a montagem de trilhas aéreas em meio às copadas de matas de difícil acesso.

Ponte projetada e  instalada pela equipe no Vale das Flores, em Visconde de Mauá.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário